Ayra - Andy Collins
Título: Ayra
Autor: Andy Collins
Editora: The Gift Box
N° de Pags: 195
#resenhafantasticabiblioteca
🏍 “O passado não se apaga Estela. Não é escrito a lápis paga apagar quando quisermos”.
🏍 Eu sinceramente não sei nem por onde começar falando sobre Ayra. Dizer que ela é um mulherão da Porrah, inteligente, fodastica, maravilhosa, tudo isso é muito fácil. Difícil é falar sobre o inferno que essa mulher viveu.
🏍 Abuso é coisa séria, independente da forma que seja, sexual, psicológico ou físico. Eu posso dizer com muito orgulho que fui criada em um lar muito estável, com um Pai e Mãe incríveis e tenho irmãos, que mesmo com seus defeitos, são maravilhosos, cada um à sua maneira.
🏍 Eu sequer posso imaginar o que é uma criança de 8 anos passar a ser abusada por uma pessoa que devia a proteger, pois independente de Padrastos, Pai, Tios, Irmãos, a criança deve ser amada e cuidada por eles, jamais abusada. Eu não sei descrever o que é ser abusada, levar uma surra, sofrer psicologicamente, pois eu nunca na vida levei um tapa. Nunca fui molestada, nunca sofri alguma agressão psicológica pela minha família, pelo contrário, o meu pai quando eu tinha 10 anos, alguns meses antes dele sofrer um infarto e um AVC ao mesmo tempo, me disse assim: “ Filha, você será a filha que me dará mais orgulho, não porque não tenho dos seus irmãos, mas vejo em você um sonho realizado, um sonho de descobrir um mundo e conquistar o seu espaço.” Escrever isso nesse momento é difícil para mim, pois meu pai faleceu 8 anos depois disso, mas eu tenho as melhores lembranças dele, e meu pai era daquela época em que a sociedade era mais machista possível, quando eu nasci ele tinha 64 anos, então ouvir isso de um homem de 74 anos que viu a guerra, viu a luta das mulheres pelo direito ao voto, viu a ditadura, é de uma emoção sem tamanho, na época claro, eu não tinha noção dessas palavras, mas hoje eu tenho total noção da força que elas me deram e sempre me impulsionaram.
🏍 Então Andy, eu não posso expressar em palavras, a emoção de ler Ayra, principalmente por você não esconder o lado feio do abuso, mostrar que Ayra será uma mulher marcada pelo resto da vida, mas trazer suavidade para o livro com um homem tão incrível quanto Daniel.
🏍 Foi uma emoção muito grande ler o Epílogo, contos de fadas não existem? Infelizmente para muitas crianças não. A superação e os traumas na vida da narradora, é angustiante, e o mais doído é ler que uma “Mãe” não acredita na filha, como pode? Isso não entra na minha cabeça, onde uma mãe, quer disputar o espaço de mulher com a filha criança? Eu não posso mais falar a partir daqui, meu coração não tem condições.
🏍 Andy, parabéns pelo seu trabalho, você é incrível, eu a admiro muito, pela forma como você contou a história, assim como em Cage, e pelo respeito que tem com as mulheres e crianças que passam por isso a todo segundo. Obrigada 🙏🏻
"Eu prometo que vou segurar sua mão, mesmo quando você não quiser. Prometo ser tudo aquilo que você precisa, Ayra".
Comentários
Postar um comentário